Sejam Bem - Vindos

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Literatura Africana em Sala de Aula

O professor precisa encantar os alunos para o mistério, a beleza, a epifania que a leitura transmite. Quando faz isso associando a busca, a informações e a pratica social, o objetivo esta sendo alcançado.Os alunos do 6º ano do CEGZ estão sabendo como é importante e prazeroso estudar a literatura africana em sala de aula. Nas aulas de língua portuguesa esta sendo destacado como vivem os africanos, seus costumes e suas tradições. Isso não é diferente na produção literária, rica em escritores que discutem e reescrevem a história dos países onde nasceram. Para o inicio do projeto os alunos foram apresentados à “ABAYOMI”
As Abayomis são pequenas bonecas negras, feitas pelas mães africanas para distrair seus filhos ao ir para a lavoura. Elas são confeccionadas apenas com nós. A palavra Abayomi tem origem no iorubá e significa “te ofereço aquilo que tenho de melhor” ou “aquele que traz felicidade ou alegria”. As mães negras ofereciam a boneca em sinal de amor, carinho e consolo, arrancando com as unhas pedaços de suas roupas. Imagine quão nobres eram os sentimentos dessas mães... Obedecendo a lei 10.639, a professora de língua portuguesa busca mostrar o lado bonito da cultura negra, aquele lado que muitas vezes é esquecido nas escolas e televisões.Precisamos eliminar com a “mania” de inferioridade entre raças, pois somos todos humanos, então sejamos mais humanos Com a intenção de levar a leitura e o conhecimento das Abayomis para a sociedade, a professora Viviani Borghezan, após as confecções das Abayomis, incluiu em seu planejamento, uma saída de campo para que todos conhecessem um pouco mais da Literatura Africana. Ao final do projeto, há mais de um mês trabalhando com o 6º ano sobre a importância da leitura, alunos e professoras foram para a cidade entregar a cada comerciante e funcionários da prefeitura, uma boneca em forma de oferecerem aquilo que eles tem de melhor: o conhecimento adquirido com o projeto.
Os alunos foram muito bem recebidos em todos os estabelecimentos em que fizeram suas explicações, assim como também receberam muitos elogios com a atitude e respeito com o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...