Sejam Bem - Vindos
sexta-feira, 23 de maio de 2014
Aprendendo Ciências com Atividades Práticas
A turma da 8ª série nas aulas de ciências com a professora Jéssica Maila Borghesan realizaram atividades práticas em sala de aula.
Foram realizadas duas atividades experimentais para comprovar que o ar ocupa lugar no espaço e é considerado matéria. Na primeira delas, cada aluno teve a tarefa de recortar figuras geométricas diversas e colocar dentro de um balão vazio e depois enchê-lo. Cada aluno observou atentamente o que ocorreu dialogando com os colegas e analisando o que ocorria com as figuras geométricas dentro do seu balão e o dos colegas.
Conforme os educandos iam assoprando dentro do balão ele ia se expandindo. Os alunos também puderam observar o movimento do ar pelo deslocamento dos pedacinhos de papel no interior do mesmo. Neste sentido puderam concluir que o ar ocupa espaço dentro do balão provocando a sua expansão
A segunda atividade que foi realizada para comprovar que o ar ocupa lugar no espaço foi por meio da observação. A professora amassou um pedaço de papel e colocou dentro de um copo seco. Colocou o copo verticalmente e de boca para baixo dentro de uma vasilha com água suficiente para cobri-lo. Os alunos observaram atentamente e perceberam que quando a professora retirou o copo da vasilha o papel que havia dentro dele continuava seco. Isso ocorreu, pois, o ar que existia dentro do copo não permitiu que o papel ficasse molhado, comprovando que o ar ocupa lugar no espaço.
Os alunos também realizaram atividades de observação sobre misturas homogêneas e heterogêneas. A professora levou para a turma quatro frascos com as misturas: água + sal, água + óleo, areia + sal e água + álcool. Cada aluno tinha a tarefa de observar os frascos e identificar as misturas sem destampá-los. Os alunos participaram ativamente da atividade e ao final puderam concluir que os frascos em que não era possível identificar a mistura por meio da aparência eram considerados uma mistura homogênea e os que facilmente eram identificados eram chamados de misturas heterogêneas.
As atividades práticas são fundamentais para o ensino de ciências, pois permite a investigação, a comunicação, o debate de fatos e ideias. O aluno é construtor do seu próprio conhecimento necessitando buscar, reformular e refletir para reestruturar seus conhecimentos, com o auxílio do professor e de colegas. As atividades práticas despertaram o interesse e a motivação dos educandos quanto ao ensino. Os objetivos propostos foram alcançados com êxito, com a participação e cooperação ativa dos alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado...