Sejam Bem - Vindos

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia do Índio



Com o objetivo de resgatar fatos históricos ocorridos no município, a professora de história do Centro Educacional Giácomo Zommer, Miriam I. G. Peron proporcionou aulas de pesquisa na internet e também junto de seus avôs para ouvir e ver que muito do que somos e fazemos aprendemos com os índios. A cultura dos índios é muito rica em costumes, hábitos e crenças.
Os povos que aqui habitaram e os índios eram temerosos uns com os outros. Mas é bom saber que também usavam da troca do que colhiam pelo que os brancos traziam. Rosemeri Schultz, mãe do aluno Renan, conta que seu avô, sempre antes de dormir colocava um vidro de cachaça na frente de sua casa, assim, de madrugada os índios vinham e pegavam o vidro e deixavam alimentos que plantavam, ela ressalta que eles nunca viram nenhum e que todos tremiam de medo.
A luta pela sobrevivência de ambos os lados resultou em muitas memórias para esse povo e em comemoração ao Dia do Índio, 19 de abril, os alunos fizeram apresentações às demais turmas da escola.

... assim como qualquer cidadão eles (os índios) merecem total respeito de todos nós, eles são gente como a gente”. Alunos: Brenda, Eliana, Leonel e Paula
 
“... pois é legal saber como os índios vivem... como diz a música: o índio andou pelo Brasil e deu nome a tudo o que ele viu!”. Alunos: Mateus, Vanessa, Pietra e Juninho
 
“... os índios de hoje tem seu trabalho, são respeitados, tem sua casa e trabalham até em escritório”. Aldori, Ana Paula, David, Denilson e Julia.
 
 

Um comentário:

  1. Leticia Marina Bonin e Giselle Kestring30 de abril de 2013 às 11:05

    Estava muito bonita adoramos muito vocês merecem os parabéns

    ResponderExcluir

Deixe seu recado...