Ampliando
nossos repertórios de aprendizagem em rede
Os trabalhos que iremos relatar estão relacionados
ao PNAIC, e foram desenvolvidos pelas professoras alfabetizadoras do Centro
Educacional Giácomo Zommer e do Centro Educacional João Custódio Maciel durante
o ano de 2014. O PNAIC é um programa do
Governo Federal ao qual o Município de Mirim Doce aderiu. O objetivo desse
programa é alfabetizar todas as crianças até os 08 anos de idade. Dentre as
ações do PNAIC, podemos citar a formação dos professores alfabetizadores que
atuam com o ciclo de alfabetização, 1, 2 e 3 anos. No nosso município tivemos a
participação na formação de 09 professoras alfabetizadora.
Procurando
inserir as TDICs no cotidiano escolar e em aprimorar a prática pedagógica, o
Pacto Nacional da Alfabetização pela Idade Certa, veio fazer com que
buscássemos novas estratégias e metodologias de trabalho. Em 2014 foram
desenvolvidas algumas atividades referentes ao processo de alfabetização matemática
juntamente com linguagem, onde as professoras puderam realizar as atividades
propostas pelo curso, utilizando diferentes formas de registro como
fotografias, filmagens, vídeos, sala de informática, filmes etc. A partir deste
curso as professoras sentiram a necessidade de realizar os registros,
estratégias novas com o comprometimento de inovar as dinâmicas de ensinar.
Cada
professora em sua sala de aula pode por em pratica o que os teóricos lhes
traziam, com ênfase em jogos matemáticos, estratégias diferentes de resolução
de problemas, contextualização de conteúdos e sempre com a finalização em
slides, fotografias, registros escritos e vídeos relatando as experiências. Os
encontros também nos proporcionavam uso das tecnologias como: computador
interativo, note book, data show , sons , celulares e outros.
Segue
abaixo alguns relatos de experiências desenvolvidas pelas professoras:
Professora
Maria Isabel:
O PNAIC veio como mais uma ferramenta, que nos
auxilia em nosso dia a dia dentro da sala de aula. Este programa traz uma fonte
riquíssima de experiências de professores de outras regiões, que nos da brechas
de entendimento para serem usados em nossas aulas quando se faz necessário, de
forma lúdica e atrativa para nossos alunos. Onde se contextualiza a
aprendizagem de forma mais ampla, dando ao aluno diversos caminhos para chegar
aos seus resultados. Sua importância foi maior ainda, por nos proporcionar estarmos
juntas, nós professoras do município, que trabalhamos em escolas distantes uma
da outra estivemos reunidas todas as semanas, onde de uma maneira ou outra
através de um clima descontraído, contribuímos coletivamente nossas angustias e
alegrias, que nossa profissão nos encarrega de vivencia-las.
Relato da
atividade: Construção do vídeo relacionado a medidas e grandezas.
Depois de um
trabalho pautado em cima das grandezas e medidas, aplicação de varias
atividades de assimilação, usamos o aparelho de som para que os alunos ouvissem
letra da música “ Tão Grande” da Xuxa, na qual desenvolvemos atividades de
escrita, comparação, leitura e logo fizemos a montagem de um vídeo que
anexaremos na atividade. Essa durou aproximadamente duas semanas de trabalho.
Professora Tayse:
O PNAIC oferece métodos e estratégias lúdicas para
o processo de alfabetização, permitindo assim formar pessoas capazes de se
inserir e participar ativamente do mundo. Permite também a capacitação
continuada dos professores que trabalham nas séries iniciais, fazendo-os
crescer, inovar, planejar, repensar e conduzir a prática pedagógica.
Relato da
atividade: Computador interativo.
Durante as atividades utilizamos o computador
interativo para fazer leitura da história “ A Girafa e o Mede Palmos” com o
objetivo de desenvolver noções de medidas de comprimento onde os alunos puderem
comparar tamanhos, maior, menor, igual, alto, baixo, contextualizando com
outras áreas do saber.
Encontros:
Durante
os encontros que aconteciam semanalmente as professoras faziam uso frequente
dos computadores, do data show e registravam as atividades com fotografias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado...