Sejam Bem - Vindos

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Alunos do CEGZ na etapa estadual da OLP


Os textos “NOSSA RIQUEZA” do aluno do 5º ano Natan Amado Goetten de Lima e “INFANCIA DE MEU PAI” do aluno da 7ª série David Amado Goetten de Lima foram selecionados para participar da etapa estadual da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
A comissão julgadora estadual fará a leitura dos textos no período de 22 de setembro a 17 de outubro.
Parabéns as professoras Marineis V Borghezan e Mirian I G Peron e aos nossos alunos David e Natan pelo empenho e dedicação na realização desse trabalho.


Aluno: Natan A. Goetten de Lima
Série: 5º ano
Professora: Marineis


Nossas Riquezas

O lugar onde vivo
Tem muito amor
Num dia bem brilhante
Aqui faz calor

Aqui tem um morro
Que se chama funil
Onde antigamente
Passavam os tropeiros

A arrozeira tem sua época
Mas daqui a pouco recomeça
Com muito trabalho
Uma colheita mais bela

As cachoeiras com a água gelada
Um banho eu vou tomar
O dia quente de verão
Eu posso ir lá me refrescar

O céu de lua cheia
As estrelas a brilhar
Um céu muito lindo
Que eu gosto de admirar

Nossas serras são verdejantes
E temos que preservar
Pra manter limpinhas
Pra podermos respirar

Temos árvores frondosas
Onde canta os passarinhos
Se cuidamos bem deles
Eles ficam nossos amiguinhos

No verão um dia quente
Meu Mirim tenho que preservar
Eu quero ele bem bonito
Para eu passear

No inverno vem o frio
E a lenha vou buscar
Pra no  fogão a lenha
Eu me esquentar

Venham todos minha gente
Vamos todos comemorar
A festa do melhor arroz
Vamos todos dançar

Tantos povos, tantas lutas
Construindo seu lugar
Gente que veio de longe
Com vontade de ficar

Aqui está o resultado
Em cada rosto, em cada olhar
Dessa mistura de povos
A nossa cultura veio formar.


Aluno: David Amado Goetten de Lima
Série: 7ª série
Professora: Miriam

INFÂNCIA DE MEU PAI

Quando me lembro daqueles tempos que nunca mais a de voltar, me lembro da minha infância e começo a pensar.
Quando começamos a estudar nós morávamos perto do morro do funil, caminhávamos ida e volta 7 km, sempre descalço, a escola era de madeira com quatro fileiras de carteiras, um quadro negro dividido em quatro partes, uma para cada série (1º a 4ª série). Éramos 126 alunos divididos em dois períodos (matutino e vespertino) e aprendíamos muito bem. Na 3ª série já tínhamos que saber todas as tabuadas. Minhas professoras eram Isabel Dinis Farias e Tereza Kestring.
Quando voltávamos para casa trocávamos de roupa, íamos almoçar e voltávamos para trabalhar perto da escola, nunca íamos dormir antes da meia noite. Na época de bater arroz ficávamos até de madrugada, quando voltávamos tínhamos que fixar fumo, selecionar milho e cozinhar batata para alimentar os porcos, isto de segunda a sábado.
No domingo acordávamos de manhã e íamos à igreja, depois de ir à igreja podíamos brincar, brincávamos de correr de canoa, tomar banho no rio, jogar futebol, dominó, bocha de madeira, andar a cavalo entre outras.
Depois íamos comer rapaduras, tomar garapa, comer biju no forno e muitas outras comidas gostosas.
Esta é uma parte da minha historia.

(Texto baseado na entrevista feita com  Aldoril Goetten de Lima – 50 anos – morador de Mirim Doce ) 

Nossa escola esta na torcida por vocês!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...