Sejam Bem - Vindos

terça-feira, 3 de junho de 2014

Viagem de Estudo a São Francisco do Sul/SC




No dia 23 de maio as turmas dos 5º anos da rede municipal de ensino realizaram uma viagem de estudo até a cidade de São Francisco do Sul, conhecida como a terceira localidade mais antiga do país. 

 

A viagem teve como objetivo conhecer os principais pontos culturais da cidade.
 Nossos alunos conheceram:
O centro histórico de São Francisco do Sul com mais de 150 prédios dos tempos coloniais é um dos maiores conjuntos arquitetônicos do Brasil tombado pelo Patrimônio Histórico.

 

O Museu Nacional do Mar está totalmente voltado aos vários tipos de embarcações que fizeram e ainda fazem parte dessa história.







O Museu Histórico de São Francisco do Sul  foi construído no século XVIII e serviu de cadeia até 1968. As características da construção foram mantidas, inclusive as celas, as grades e as janelas de ferro. O acervo é constituído de peças que pertenceram à Marinha, móveis e utensílios domésticos, equipamentos industriais, ferroviários, rodoviários e de uso pessoal de personagens ilustres da cidade.




Mercado Público Municipal foi construído em 1880 e foi o único centro comercial da cidade por várias décadas. Em 1928 sofreu uma ampliação e em 1976 foi restaurado. O interior abriga açougue, peixarias e lojas de artesanato.





As Cariocas, bicas d'água existentes no centro da cidade são resquícios do período colonial. Das cinco originais, restaram três, que ainda fornecem água fresca e potável para os passantes. 



A Igreja Matriz da Nossa Senhora das Graças foi construída no local da antiga capela. A igreja começou a ser erguida em 1699 com ajuda financeira da população e mão de obra escrava.Em seu interior estão uma imagem da padroeira com mais de quatrocentos anos e estátuas barrocas dos séculos XVII e XVIII. O órgão utilizado nos serviços religiosos foi trazido do Rio de Janeiro em 1823.


Conhecer a cidade de São Francisco do Sul foi uma experiência emocionante para nossos alunos e professores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...