Sejam Bem - Vindos

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Presidente Getulio Vargas tão amado quanto odiado



Este foi o tema do plano de aula desenvolvido na 8ª série, nas aulas de história pela professora Marizete Brandes Izidorio durante os últimos dois meses.

O objetivo era propor aos educandos o conhecimento do cenário social e político em que Getulio passou a figurar como presidente do Brasil de 1930 a 1945, um longo período onde não lhe faltaram estratégias.

Utilizando-se de diferentes metodologias os alunos foram motivados a fazer vários estudos sobre o período. Divididos em três grupos pesquisaram sobre a chegada de Getulio no governo e suas manobras políticas. O segundo grupo realizou pesquisas sobre as leis trabalhistas, fazendo um estudo também na constituição brasileira sobre os direitos sociais.

A terceira equipe realizou o trabalho fazendo um estudo dos meios de comunicação e a utilização de radio pelo presidente Getulio Vargas.

As pesquisas resultaram em trabalhos organizados pelos mesmos alunos em slides.

Paralelo ao estudo dos conteúdos propostos foi sugerido à leitura da obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos que foi orientado pela professora de português Miriam Goetten Peron, apresentada em forma de cordel.

A socialização do estudo aconteceu na manha do dia 24 para as demais turmas da escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...