Sejam Bem - Vindos

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Viagem de estudos - 8ª série



Os alunos da 8ª série realizaram uma viagem de estudos a cidade de Curitibanos no dia 22 de agosto, com o objetivo de complementar os estudos sobre as revoltas na primeira republica (Guerra do Contestado), levando-os a avaliar a forma usada pelos primeiros governos republicanos brasileiros para lidar com as reivindicações populares.  Visitaram alguns pontos turísticos:
Museu Histórico Antonio Granemann de Souza que é o principal atrativo turístico do município devido ao grande acervo da Guerra do Contestado, assunto das aulas de história com a professora Miriam I.G. Peron.  No museu assistiram um documentário sobre a Guerra do Contestado e  observaram móveis, porcelanas, moedas, armas, espadas, documentos, e roupas da época.


A Igreja Matriz Imaculada Conceição, com arquitetura portuguesa, com vitrais bizantinos e os afrescos renascentistas.


O Monumento João Maria construído em homenagem ao líder espiritual da Guerra do Contestado João Maria D’Agostini, italiano nascido em 1801, ermenita solitário, respeitado pelas pessoas humildes devido aos seus ensinamentos, conselhos, receitas de ervas.


Marco Capão da Mortandade palco de uma das mais sangrentas batalhas da Revolução Farroupilha. Na época os farrapos foram surpreendidos pelo exercito imperial e depois de um intenso combate foram derrotados. Anita Garibaldi foi presa e muitas pessoas morreram. Os mortos desse combate foram sepultados em uma cova comum. Esse lugar ficou conhecido como  “Capão da Mortandade”.


Foi uma viagem de grande aprendizagem, onde observamos o interesse, atenção e participação dos alunos em conhecer um pouco mais de nossa história.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...