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quinta-feira, 10 de abril de 2014

Jogando e aprendendo nas aulas de ciências





Com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem prazerosa e estimulante nas aulas de ciências com a professora Jéssica M. Borghesan, os alunos do 6º ano estudaram o tema cadeia alimentar por meio de um jogo.
Primeiramente os alunos conheceram os conceitos teóricos do assunto, em seguida aplicaram e exercitaram seus conhecimentos adquiridos por meio de um jogo.
O jogo aconteceu da seguinte forma: a turma foi dividida em 5 grupos, cada equipe recebeu 28 cartas com imagens e informações de organismos, como animais (carnívoros, herbívoros ou onívoros), plantas e entre outros. As cartas foram embaralhadas e cada aluno recebeu 4 cartões. O restante das cartas ficou no centro para serem compradas pelos jogadores que não tivessem cartões para colocar na cadeia. O aluno que iniciava o jogo colocava uma carta de um produtor sobre a mesa. Os jogadores seguintes colocam seus cartões, um de cada vez, de maneira que o elemento ou organismo representado tenha alguma relação alimentar com os cartões já dispostos na mesa. Exemplo: o primeiro jogador dispõe uma carta de um produtor, como uma planta, o segundo jogador coloca uma carta de um consumidor primário, como um coelho, que come a planta, o terceiro jogador coloca uma carta de um consumidor secundário, como a cobra, que se alimenta do coelho e assim por diante. Aos poucos será construído a cadeia alimentar do estudo. Quando um participante não tivesse um cartão que pudesse ser colocado na mesa e não houvesse nenhum para ser comprado, ele perdia a vez de jogar. Ganhava o jogo o aluno que conseguisse colocar primeiro todos os cartões. Os outros continuavam a jogar normalmente até que todos os cartões tivessem sido colocados.
Ao final do jogo cada equipe recebeu uma folha de papel pardo e montou as cadeias alimentares formadas durante o jogo, colando as cartas que com uma seta indicavam a cadeia alimentar.  Cada cadeia alimentar foi  classificada em: produtor, consumidor primário, consumidor secundário, consumidor terciário, consumidor quaternário e assim por diante.


O jogo é uma importante estratégia no processo de ensino aprendizagem, propiciando uma aula mais dinâmica, motivadora e favorecendo a construção do conhecimento. Por meio desta aula os alunos tiveram momentos de interação com os colegas, de concentração e raciocínio lógico. Os resultados foram excelentes pois os alunos participaram ativamente das aulas.

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