Sejam Bem - Vindos

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Ampliando nossos repertórios de aprendizagem em rede



Atividade 1 – Plac 2
Ampliando nossos repertórios de aprendizagem em rede

Os trabalhos que iremos relatar estão relacionados ao PNAIC, e foram desenvolvidos pelas professoras alfabetizadoras do Centro Educacional Giácomo Zommer e do Centro Educacional João Custódio Maciel durante o ano de 2014.  O PNAIC é um programa do Governo Federal ao qual o Município de Mirim Doce aderiu. O objetivo desse programa é alfabetizar todas as crianças até os 08 anos de idade. Dentre as ações do PNAIC, podemos citar a formação dos professores alfabetizadores que atuam com o ciclo de alfabetização, 1, 2 e 3 anos. No nosso município tivemos a participação na formação de 09 professoras alfabetizadora.
    Procurando inserir as TDICs no cotidiano escolar e em aprimorar a prática pedagógica, o Pacto Nacional da Alfabetização pela Idade Certa, veio fazer com que buscássemos novas estratégias e metodologias de trabalho.  Em 2014 foram desenvolvidas algumas atividades referentes ao processo de alfabetização matemática juntamente com linguagem, onde as professoras puderam realizar as atividades propostas pelo curso, utilizando diferentes formas de registro como fotografias, filmagens, vídeos, sala de informática, filmes etc. A partir deste curso as professoras sentiram a necessidade de realizar os registros, estratégias novas com o comprometimento de inovar as dinâmicas de ensinar.  
Cada professora em sua sala de aula pode por em pratica o que os teóricos lhes traziam, com ênfase em jogos matemáticos, estratégias diferentes de resolução de problemas, contextualização de conteúdos e sempre com a finalização em slides, fotografias, registros escritos e vídeos relatando as experiências. Os encontros também nos proporcionavam uso das tecnologias como: computador interativo, note book, data show , sons , celulares e outros.
Segue abaixo alguns relatos de experiências desenvolvidas pelas professoras:

Professora Maria Isabel:

O PNAIC veio como mais uma ferramenta, que nos auxilia em nosso dia a dia dentro da sala de aula. Este programa traz uma fonte riquíssima de experiências de professores de outras regiões, que nos da brechas de entendimento para serem usados em nossas aulas quando se faz necessário, de forma lúdica e atrativa para nossos alunos. Onde se contextualiza a aprendizagem de forma mais ampla, dando ao aluno diversos caminhos para chegar aos seus resultados. Sua importância foi maior ainda, por nos proporcionar estarmos juntas, nós professoras do município, que trabalhamos em escolas distantes uma da outra estivemos reunidas todas as semanas, onde de uma maneira ou outra através de um clima descontraído, contribuímos coletivamente nossas angustias e alegrias, que nossa profissão nos encarrega de vivencia-las.

Relato da atividade: Construção do vídeo relacionado a medidas e grandezas.
 Depois de um trabalho pautado em cima das grandezas e medidas, aplicação de varias atividades de assimilação, usamos o aparelho de som para que os alunos ouvissem letra da música “ Tão Grande” da Xuxa, na qual desenvolvemos atividades de escrita, comparação, leitura e logo fizemos a montagem de um vídeo que anexaremos na atividade. Essa durou aproximadamente duas semanas de trabalho.


Professora Tayse:

O PNAIC oferece métodos e estratégias lúdicas para o processo de alfabetização, permitindo assim formar pessoas capazes de se inserir e participar ativamente do mundo. Permite também a capacitação continuada dos professores que trabalham nas séries iniciais, fazendo-os crescer, inovar, planejar, repensar e conduzir a prática pedagógica.

Relato da atividade: Computador interativo.

Durante as atividades utilizamos o computador interativo para fazer leitura da história “ A Girafa e o Mede Palmos” com o objetivo de desenvolver noções de medidas de comprimento onde os alunos puderem comparar tamanhos, maior, menor, igual, alto, baixo, contextualizando com outras áreas do saber.

Encontros: Durante os encontros que aconteciam semanalmente as professoras faziam uso frequente dos computadores, do data show e registravam as atividades com fotografias.