Sejam Bem - Vindos

terça-feira, 17 de junho de 2014

Brincando e aprendendo

Como instrumento de diversão e aprendizagem, a professora Suzana desenvolve em suas aulas de reforço escolar, joguinhos que ajudem na dificuldade de aprendizagem do aluno.
Neste caso, trata-se do jogo do "dominó dos pares mínimos" com o objetivo de estimular desenvolvimento de linguagem e leitura. Dificuldades na troca das letras P - B; F - V; T - D.








segunda-feira, 16 de junho de 2014

Estudantes conhecem as técnicas da criação de abelhas e produção de mel



Os alunos do 6º ano estudaram sobre a “sociedade de abelhas” nas aulas de ciências. Em um ecossistema os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si, formando o que chamamos de relações ecológicas. A sociedade é um exemplo de relação ecológica, em que ocorre a união de diversos seres vivos da mesma espécie. As abelhas podem estabelecer sociedades, onde seus integrantes são extremamente organizados e desempenham funções diferenciadas.


Para complementar o estudo, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com o técnico da Epagri, Ricardo Weber. Todos os estudantes da instituição foram convidados a participar da palestra. Os assuntos abordados foram: a história das abelhas, a importância delas e as técnicas da apicultura. 


O grupo pode conhecer a colmeia de abelhas sem ferrão e, inclusive, experimentar o mel. “Esta palestra foi uma excelente ferramenta para que os alunos conhecessem mais sobre as abelhas. Os estudantes ficaram ainda mais motivados para estudar o tema em sala de aula, desenvolvendo uma aprendizagem prazerosa e enriquecedora ao mesmo tempo”, destaca a professora Jéssica Maila Borghesan.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Preservação da Biodiversidade




Os alunos do 7º ano orientados pela professora Jéssica Maila Borghesan fizeram uma campanha em prol da preservação da biodiversidade.  Os estudantes se deslocaram até o centro de Mirim Doce e visitaram os comerciantes e os funcionários públicos com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da biodiversidade para a perpetuação e sobrevivência de várias espécies. 

 

Esta campanha faz parte de uma série de assuntos abordados nas aulas de ciências, dentre eles: o que é a biodiversidade, a importância da biodiversidade, atitudes humanas que prejudicam a biodiversidade e a importância da preservação. 

 

 

Após o estudo destes temas os estudantes tiveram a tarefa de criar um slogan de conscientização á preservação da biodiversidade. Um dos slogans foi escolhido, e com ele foram confeccionados adesivos.
 

 Os adesivos foram entregues a cada pessoa que dispôs alguns minutos de seu tempo para ouvir os alunos do 7º ano. A frase do adesivo trazia a ideia central da campanha “cuide da biodiversidade enquanto houver tempo”.


Esta atividade de saída de campo foi muito enriquecedora, onde os estudantes puderam compartilhar o que haviam aprendido com as pessoas e também aprender um pouco mais sobre atitudes que podem ser realizadas diariamente para preservar a biodiversidade.

Viagem de Estudo a São Francisco do Sul/SC




No dia 23 de maio as turmas dos 5º anos da rede municipal de ensino realizaram uma viagem de estudo até a cidade de São Francisco do Sul, conhecida como a terceira localidade mais antiga do país. 

 

A viagem teve como objetivo conhecer os principais pontos culturais da cidade.
 Nossos alunos conheceram:
O centro histórico de São Francisco do Sul com mais de 150 prédios dos tempos coloniais é um dos maiores conjuntos arquitetônicos do Brasil tombado pelo Patrimônio Histórico.

 

O Museu Nacional do Mar está totalmente voltado aos vários tipos de embarcações que fizeram e ainda fazem parte dessa história.







O Museu Histórico de São Francisco do Sul  foi construído no século XVIII e serviu de cadeia até 1968. As características da construção foram mantidas, inclusive as celas, as grades e as janelas de ferro. O acervo é constituído de peças que pertenceram à Marinha, móveis e utensílios domésticos, equipamentos industriais, ferroviários, rodoviários e de uso pessoal de personagens ilustres da cidade.




Mercado Público Municipal foi construído em 1880 e foi o único centro comercial da cidade por várias décadas. Em 1928 sofreu uma ampliação e em 1976 foi restaurado. O interior abriga açougue, peixarias e lojas de artesanato.





As Cariocas, bicas d'água existentes no centro da cidade são resquícios do período colonial. Das cinco originais, restaram três, que ainda fornecem água fresca e potável para os passantes. 



A Igreja Matriz da Nossa Senhora das Graças foi construída no local da antiga capela. A igreja começou a ser erguida em 1699 com ajuda financeira da população e mão de obra escrava.Em seu interior estão uma imagem da padroeira com mais de quatrocentos anos e estátuas barrocas dos séculos XVII e XVIII. O órgão utilizado nos serviços religiosos foi trazido do Rio de Janeiro em 1823.


Conhecer a cidade de São Francisco do Sul foi uma experiência emocionante para nossos alunos e professores.