Sejam Bem - Vindos

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Visita á Estação de Tratamento da Água - CASAN




Os alunos da 8ª série orientados pela professora Jéssica Maila Borghesan e pela secretária Marci, fizeram uma visita á Estação de Tratamento da Água (ETA) da cidade de Mirim Doce, a CASAN.
A visita faz parte do estudo sobre separação das misturas heterogêneas, no qual foi abordado durante as aulas de ciências. O objetivo da visitação era identificar as etapas do processo de tratamento da água, principalmente como é feita a separação das misturas heterogêneas e o tratamento químico utilizado.





Após a visita, os estudantes formaram grupos na sala de aula para a confecção de trabalhos abordando os objetivos do estudo. 



Para que a aprendizagem se concretize de maneira eficaz, prazerosa e significativa é necessário aliar a teoria a prática. Para isso a atividade de campo foi muito enriquecedora, contribuindo para a compreensão do conteúdo, onde os alunos puderam visualizar diretamente os fatos reais.


terça-feira, 27 de maio de 2014

Experiência de Ciências - Separação das Misturas Heterogêneas




Na natureza, raramente encontramos substâncias puras, mas sim misturas de mais de um tipo de molécula na sua constituição. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância.
Os alunos da 8ª série nas aulas de ciências com a professora Jéssica Maila Borghesan realizaram uma atividade experimental para separar as misturas heterogêneas. Os métodos utilizados foram decantação e filtração, sendo que os estudantes construíram, através de materiais recicláveis, os separadores de mistura.




Esta atividade foi uma excelente ferramenta para que os alunos concretizassem o conteúdo e estabelecessem a relação entre a teoria e a prática. Os educandos participaram muito entusiasmados na busca dos resultados, desenvolvendo uma aprendizagem significativa e prazerosa.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

JESC e Atleta na Escola

Nos dias 19 e 20 de maio nossos alunos participaram da etapa regional dos JESC e Atleta na Escola na cidade de Rio do Campo.
Na modalidade de tênis de mesa competiram as alunas Giselle Kestring e Suiani Odorizzi, que ficou em quarto lugar na competição.
Nas competições de atletismo foram os alunos Nayana Peron, Cristian A. Bonin, João S. de Souza, Lucas R. Semann, Leandro L. Nunes, Carlos G. de O. P. Borghezan, Camila N. Ferreira, Vanessa C. Bonin, Carina C. Maciel, Juliana Bieging e Maria E. Borba que participaram em diversas competições com bom desempenho.
Parabéns para nossos alunos que representaram nossa escola e município de Mirim Doce, pelo esforço e dedicação nos treinos e competições e ao professor Neri A. dos Santos pelo incentivo do esporte em nossa escola. Agradecemos a Secretaria da Educação, professores e família pelo apoio. Estamos felizes pela participação de nossos alunos, pois foi um momento de aprendizagem e experiência.

Aprendendo Ciências com Atividades Práticas

A turma da 8ª série nas aulas de ciências com a professora Jéssica Maila Borghesan realizaram atividades práticas em sala de aula. Foram realizadas duas atividades experimentais para comprovar que o ar ocupa lugar no espaço e é considerado matéria. Na primeira delas, cada aluno teve a tarefa de recortar figuras geométricas diversas e colocar dentro de um balão vazio e depois enchê-lo. Cada aluno observou atentamente o que ocorreu dialogando com os colegas e analisando o que ocorria com as figuras geométricas dentro do seu balão e o dos colegas.
Conforme os educandos iam assoprando dentro do balão ele ia se expandindo. Os alunos também puderam observar o movimento do ar pelo deslocamento dos pedacinhos de papel no interior do mesmo. Neste sentido puderam concluir que o ar ocupa espaço dentro do balão provocando a sua expansão A segunda atividade que foi realizada para comprovar que o ar ocupa lugar no espaço foi por meio da observação. A professora amassou um pedaço de papel e colocou dentro de um copo seco. Colocou o copo verticalmente e de boca para baixo dentro de uma vasilha com água suficiente para cobri-lo. Os alunos observaram atentamente e perceberam que quando a professora retirou o copo da vasilha o papel que havia dentro dele continuava seco. Isso ocorreu, pois, o ar que existia dentro do copo não permitiu que o papel ficasse molhado, comprovando que o ar ocupa lugar no espaço. Os alunos também realizaram atividades de observação sobre misturas homogêneas e heterogêneas. A professora levou para a turma quatro frascos com as misturas: água + sal, água + óleo, areia + sal e água + álcool. Cada aluno tinha a tarefa de observar os frascos e identificar as misturas sem destampá-los. Os alunos participaram ativamente da atividade e ao final puderam concluir que os frascos em que não era possível identificar a mistura por meio da aparência eram considerados uma mistura homogênea e os que facilmente eram identificados eram chamados de misturas heterogêneas.
As atividades práticas são fundamentais para o ensino de ciências, pois permite a investigação, a comunicação, o debate de fatos e ideias. O aluno é construtor do seu próprio conhecimento necessitando buscar, reformular e refletir para reestruturar seus conhecimentos, com o auxílio do professor e de colegas. As atividades práticas despertaram o interesse e a motivação dos educandos quanto ao ensino. Os objetivos propostos foram alcançados com êxito, com a participação e cooperação ativa dos alunos.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Literatura Africana em Sala de Aula

O professor precisa encantar os alunos para o mistério, a beleza, a epifania que a leitura transmite. Quando faz isso associando a busca, a informações e a pratica social, o objetivo esta sendo alcançado.Os alunos do 6º ano do CEGZ estão sabendo como é importante e prazeroso estudar a literatura africana em sala de aula. Nas aulas de língua portuguesa esta sendo destacado como vivem os africanos, seus costumes e suas tradições. Isso não é diferente na produção literária, rica em escritores que discutem e reescrevem a história dos países onde nasceram. Para o inicio do projeto os alunos foram apresentados à “ABAYOMI”
As Abayomis são pequenas bonecas negras, feitas pelas mães africanas para distrair seus filhos ao ir para a lavoura. Elas são confeccionadas apenas com nós. A palavra Abayomi tem origem no iorubá e significa “te ofereço aquilo que tenho de melhor” ou “aquele que traz felicidade ou alegria”. As mães negras ofereciam a boneca em sinal de amor, carinho e consolo, arrancando com as unhas pedaços de suas roupas. Imagine quão nobres eram os sentimentos dessas mães... Obedecendo a lei 10.639, a professora de língua portuguesa busca mostrar o lado bonito da cultura negra, aquele lado que muitas vezes é esquecido nas escolas e televisões.Precisamos eliminar com a “mania” de inferioridade entre raças, pois somos todos humanos, então sejamos mais humanos Com a intenção de levar a leitura e o conhecimento das Abayomis para a sociedade, a professora Viviani Borghezan, após as confecções das Abayomis, incluiu em seu planejamento, uma saída de campo para que todos conhecessem um pouco mais da Literatura Africana. Ao final do projeto, há mais de um mês trabalhando com o 6º ano sobre a importância da leitura, alunos e professoras foram para a cidade entregar a cada comerciante e funcionários da prefeitura, uma boneca em forma de oferecerem aquilo que eles tem de melhor: o conhecimento adquirido com o projeto.
Os alunos foram muito bem recebidos em todos os estabelecimentos em que fizeram suas explicações, assim como também receberam muitos elogios com a atitude e respeito com o trabalho.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Formas Geométricas no 4º ano

Os alunos do 4º ano identificaram características nas formas geométricas direcionando-os em corpos redondos e de muitas faces. O trabalho, coordenado pela professora Vera L. A. da S. Fantinel foi realizado em grupos na sala de aula, que demonstraram os conhecimentos adquiridos ao diferenciar e classificar os objetos segundo suas semelhanças e diferenças.