Sejam Bem - Vindos

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Palestra sobre “Primeiros Socorros”



Na última quinta feira, dia 13 de junho, professores e funcionários da rede municipal de ensino assistiu à Palestra sobre “Primeiros Socorros” com os soldados Jaison Miguel e Moratelli do Corpo de Bombeiros de Taió.
Os professores e funcionários aprenderam noções de primeiros socorros em vitimas de afogamentos, acidentes, queimaduras e hemorragias. A atividade foi teórica e prática e todos ficaram muito animados com a palestra.

Tiveram algumas duvidas e perguntas e todas foram respondidas pelo soldado. O interesse dos presentes foi nítido e após a palestra comentaram a importância da palestra no seu dia a dia. 



quarta-feira, 12 de junho de 2013

Visita e Entrevista com a Prefeita - 7ª série



Os alunos da 7ª série do Centro Educacional Giácomo Zommer tiveram uma experiência inusitada nesta manhã de terça-feira (dia 11 de junho). Foram convidados para uma reunião, após terem enviado seus projetos municipais para a Prefeita do Município, Maria Luiza Kestring Liebsch.

Para entender melhor:

Nas aulas de Língua Portuguesa os alunos da 7ª série, aprenderam como escrever cartas. Estudaram sua origem, sua estrutura, bem como começar a escrevê-la. Nos dias atuais, esse meio de comunicação esta um tanto quanto deixada de lado, principalmente pelos jovens, devido às inúmeras opções nas redes sociais que temos na internet. Muitos alunos nunca tinham sequer lido uma carta formal, quanto mais escrito uma. Porem, durante as aulas de português, fizeram-na.
A Professora da disciplina, Viviani Borghezan, após ter feito uma socialização entre os próprios alunos da turma, na qual fizeram uma carta para cada um da sala, foi mais além com os mesmos.
Sugeriu que os alunos escrevessem uma carta formal direcionada a Prefeita Municipal (Maria Luiza Kestring Liebsch) com o tema: “Se eu fosse Prefeita(o)”, por um dia, interagindo com a mesma e quem sabe, podendo ate ajudar nos projetos municipais.
Cada aluno escreveu a carta, expondo nela, o que fariam para melhorar nosso município se tivessem a chance de por em pratica seus projetos. A Prefeita, muito atenciosa e compreensível sobre a importância dessa interação, abriu as portas do seu gabinete para responder a todas as cartas pessoalmente e ainda mais abriu espaço para fazermos uma entrevista coletiva com ela e a turma.
A Professora ficou extremamente orgulhosa da criatividade e respeito que seus alunos tiveram ao fazer as cartas com os projetos e na entrevista coletiva.
 Durante a conversa foram abordados diversos gêneros. A prefeita municipal deu explicações sobre todos os temas que compunha as cartas.

“Quem ajuda a manter o município? São os cidadãos” enfatizou a prefeita. Sobre moradias, ela fez questão de falar que: “nossa administração vai entrar para historia, são mais de 100 casas que a administração ajudou o povo a conquistar”.
A presença do vice-prefeito Sergio Luiz Paisan e da Secretaria da Educação Elaine Terezinha Corrente Borghesan também foi marcada no encontro.
“Anseio de fazer as coisas, todos tem, mas se não correr atrás ninguém consegue” explicou o vice-prefeito ao falar das obras que estão acontecendo na cidade. A secretaria da educação foi bem feliz ao comparar a prefeitura com nossas casas. “A prefeitura é igual a uma casa a ser administrada, porem mais complexa”.
 Alem da conversa, os alunos se prepararam para uma entrevista onde todos fizeram uma pergunta profissional e pessoal à prefeita.
Dentre eles destacamos a da aluna Camila Nunes: “A senhora gosta do que faz?” perguntou.
“Faço tudo com muito amor” respondeu a prontamente a prefeita.
Outra pergunta bem pertinente foi a da aluna Débora Düsmann:
“O que é mais difícil administrar em uma prefeitura”.
“A critica das pessoas que são contra, mesmo o trabalho sendo positivo” respondeu a prefeita.
A aluna Suiani Odorizzi perguntou qual a sensação de ser prefeita por duas vezes “é sinal de que o trabalho foi bom”.
 
 Ao termino da entrevista, a própria prefeita acompanhou os alunos nas obras que estão sendo feitas atualmente.

Orgulhosa com seus alunos a professora esta muito satisfeita com o respeito que os alunos demonstraram com o trabalho da administração municipal, em especial com a Prefeita Maria Luiza Kestring Liebsch.
 

Parabéns 7ª série!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

A ERA DA GLOBALIZAÇÃO - 8ª SÉRIE



A turma da 8ª série nas aulas de geografia com a professora Jéssica Maila Borghesan estudam o tema Globalização. Um assunto que esta no cotidiano dos adolescentes, que os rodeia a todo o momento. É a nova propaganda do salgadinho gostoso, do calçado que esta na moda, do celular mais top do momento, as novas tendências que fazem sucesso. A era da tecnologia, das informações rápidas, das marcas mais famosas que com as novas inovações conseguem estar espalhadas pelo mundo todo. Estratégias de Marketing, a alienação e o consumismo exagerado.
A partir disso os alunos compreendem melhor este mundo que estão inseridos, estudaram slogans que costumam estar em seu dia a dia, criaram textos sobre o consumismo e a conscientização com este, enfatizando que os valores é o que importa na vida. E criaram seus próprios produtos, slogan e uma propaganda para este produto, entendendo de perto como é a realidade.
 
 
 

quinta-feira, 6 de junho de 2013

TRABALHO DO SIMPLE PRESENT DOS ALUNOS DO 6º ANO



Os alunos do 6º ano do Centro Educacional Giácomo Zommer, realizaram um trabalho de produção escrita, pesquisa e leitura, utilizando a Gramática do Simple Present para realizar a atividade com o tema “Profission”.
A turma está de Parabéns pois realizou o trabalho com muita organização, capricho e principalmente com conhecimento, pois estão demonstrando o que vem aprendendo ao longo dos anos, o que deixa a Teacher muito orgulhosa.

terça-feira, 4 de junho de 2013

TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DO 3º ANO NO DECORRER DO ANO



Os alunos do 3º ano do Centro Educacional Giácomo Zommer juntamente com a Professora Suzana Goetten Miglioli vem trabalhando dentro das diretrizes, interagindo nas disciplinas de Português com o teatro, contação de fábulas. Destacando o teatro da semana da páscoa e agora recentemente no dia das mães, além da contação de fábulas e lendas na sala de aula. 
 
 
 Interação de trabalhos em grupos (Ciências – os seres vivos)
 
 Momentos de joguinhos na matemática


Enfim, sendo muitas as atividades de interação em sala, na escola, um dos momentos maravilhosos para os alunos e a escola foi à importância da família na escola. Para receber a família os alunos do 3º ano com a Professora Suzana, prepararam um mural, recebendo valores que devem permanecer nas famílias.


Com a chegada da família na escola, entre a programação houve um momento na sala na qual teve uma atividade de interação pais e filhos na produção de cartaz sobre o tema vivenciado e sua importância no processo de aprendizagem e realização pessoal dos filhos.

 
 
 
E para encerrar este dia especial, houve um momento de agradecimento com o canto “como é bom ter a minha família” por todos juntos.
Cada família levou de lembrança um troféu pela presença neste dia, oferecido pela Secretária da Educação.