Sejam Bem - Vindos

quarta-feira, 27 de março de 2013

Alguns dos conteúdos trabalhados com a turma do 4º ano neste 1º bimestre.



Através de várias histórias ouvidas, visualizadas e lidas, incentiva os alunos a produção de textos para o desenvolvimento da oralidade, gestualidade e criatividade.
 


Atividades realizadas durante as aulas de Matemática

Usando um dos recursos, como o material dourado, para melhor reconhecer o uso dos números em diversos contextos do dia a dia e melhor organizar a lógica de ideias e o valor posicional dos números com clareza e definição dos termos.
 


sexta-feira, 22 de março de 2013

8ª série do CEGZ - Sarau da Linguagem



Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos da 8° série do Centro Educacional Giácomo Zommer, desenvolveram desde o início do ano letivo, Histórias em Quadrinhos.  Esse método de aprender linguagem tem por objetivo demonstrar ao aluno que a língua não é homogênea e que varia em diferentes aspectos. A língua pode variar de diversas maneiras desde a oralidade até a escrita. Para a elaboração de suas Histórias em Quadrinhos, cada aluno criou seu próprio personagem, e a partir dele desenvolveu o que conhecemos pelo chamado: Gibi. O aluno pode iniciar uma reflexão sobre quão ricos de informação podem ser os elementos visuais utilizados no processo de produção. Há uma infinidade de abordagens possíveis. Pode-se analisar somente a fisionomia dos personagens e verificar se estão condizentes com o contexto da situação de cada um, como também narrar fatos inusitados da própria criatividade.
Os alunos apresentaram seus gibis num “Sarau da Linguagem” onde todos os alunos da escola puderam visitar e observar os trabalhos.
Foi servido aos colegas um chá com bolachinhas.



quarta-feira, 20 de março de 2013

6º ano - Organizando informações em tabela



Os alunos do 6º ano, nas aulas de matemática, em grupos, realizaram uma pesquisa e com os dados construíram uma tabela. O tema da pesquisa foi “Qual sua matéria preferida?” Foram entrevistados 29 meninos e 35 meninas, totalizando 64 alunos do período matutino. A matéria escolhida como  preferida foi geografia.

A tabela ficou assim:
Tema: Qual sua matéria preferida?


meninos
meninas
total
Matemática
3
1
4
Português
--
3
3
Geografia
17
20
37
História
--
2
2
Ciências
2
3
5
Artes
4
5
9
Educação física
2
--
2
Ensino religioso
--
--
--
Inglês
1
1
2
Fonte: alunos do 6º ano do CEGZ

Os alunos acharam interessante pesquisar, entrevistar e fazer a tabela.