Sejam Bem - Vindos

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Alunos do Centro Educacional Giácomo Zommer participam no XIII Festival Estudantil da Cultura



As Revoltas Regenciais que marcaram o Brasil Regencial foram tema de estudo nas aulas de história. Entre elas, a “Revolta dos Farrapos” foi a que despertou maior curiosidade dos educandos.
Muitos interesses estavam na parte dos revoltores, que entre outras coisas reivindicaram maior autonomia para a região Sul do Brasil.
Várias são também as músicas que contam e cantam as histórias das pessoas simples que se envolvem nesses conflitos. Partindo da observação dessas canções, alunos da 7ª série com a coordenação das professoras Cintia Borghesan de Liz e Marizete Brandes Izidorio e a participação especial de alunas da 6ª série coreografaram a música “Mercedita”, apresentada na XIII Festival Estudantil da Cultura promovido pela Escola de Educação Básica Bruno Heidrich, e que também vai fazer parte das apresentações da I Mostra de Boas Experiências Pedagógicas.



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Encerramento Curso de Noções Básicas de Informática


            No Laboratório de Informática do Centro Educacional Giácomo Zommer, foi realizado  o  Curso de Noções Básicas em Informática (Sistema Operacional Linux) para a comunidade interessada, pelos Monitores de Informática Cintia Borghesan de Liz e Renan Lorenzetti, com carga horária de 30 horas. Tendo inicio no dia 04 de junho e termino 10 de outubro de 2012, as segundas e quartas –feiras das 19:00h as 21:00h.
Neste curso os alunos conheceram o que é um computador (funcionamento), a digitar e editar textos, navegar na internet, criaram seu e-mail entre muitas outras coisas, através de aulas praticas e teóricas.
O Curso de Noções Básica de Informática (Sistema Operacional Linux) foi gratuito, sendo que no final do Curso de Noções Básicas de Informática os alunos receberam Certificado Registrado pela Secretaria Municipal Educação e Esportes.


(Renan Lorenzetti Monitor de Informática)

Capacitação Blog - Criação e Manutenção


           Os monitores de informática do Centro Educacional Giácomo Zommer Renan Lorenzetti e Cintia Borghesan de Liz, participaram da capacitação de “Blog – Criação e Manutenção”, promovido pelo NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional), da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió. O curso foi gratuito e realizado no auditório da 34º - SDR de Taió. Tendo como público-alvo os profissionais da Educação da rede estadual e municipal. O curso foi realizado nos dias 01 e 08 de novembro de 2012 e teve carga horária de 16 horas (oito horas presenciais e oito à distância) e ministrado pela professora Dulcireni S. Rocha.
            Durante a capacitação foi abordado os seguintes conteúdos:
·         O que é Blog
·         Criação e configuração
·         Personalizar tema e visual
·         Designer, layout e templates.
·         Análise de blogs
·         Conteúdos Abordados nos blogs
·         Planejamento e Produção
·         Possibilidades Pedagógicas do blog
·         Postagens e interatividade
·         Elementos do Blog (Widgets; tags, link, post).
·         Configuração de Imagens
(Renan Lorenzetti Monitor de Informática)

terça-feira, 6 de novembro de 2012

MEC vai lançar programa para alfabetizar crianças de até 8 anos

    O Ministério da Educação vai lançar nesta quinta-feira (8), no Palácio do Planalto, o programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A informação foi dada nesta segunda-feira (5) pelo ministro da Educação Aloizio Mercadante, em Brasília. Segundo o ministro, o programa tem como objetivo estabelecer um conjunto de medidas na área de educação para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade.
    “É um pacto que construímos com todos os secretários de educação dos estados, em mais de 5 mil municípios do Brasil para fazer um conjunto de políticas públicas na área de educação para que o Brasil pense como prioridade absoluta alfabetizar todas as crianças com até 8 anos de idade”, disse o ministro.
    Mercadante afirmou que várias universidades trabalham nesse projeto. Além da produção de material didático, o programa conta com a formação de professores que vão cuidar da alfabetização das crianças. O ministro destacou que será importante reduzir as diferenças regionais de alfabetização.
    “No Sul do país as crianças que não são alfabetizadas nessa idade são em torno de 5%. No Nordeste brasileiro 28% das crianças não aprendem a ler e escrever na idade certa. Em alguns estados chega a 35%”, disse Mercadante. “Portanto, para nós, essa é a prioridade das prioridades. Esse para nós é o maior desafio do MEC.”
    Em julho, quando apresentou pela primeira vez o projeto, Mercadante disse que o programa iria incluir uma prova de avaliação nas escolas públicas para as crianças do terceiro ano do ensino fundamental que, na maioria, têm oito anos de idade.

Fonte: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/11/mec-vai-lancar-programa-para-alfabetizar-criancas-de-ate-8-anos.html


Santa Catarina registra um dos menores índices de abstenção no Enem

Santa Catarina foi um dos Estados que registrou o menor número de abstenções nos dois dias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No total, 78.640 estudantes compareceram nos 55 municípios catarinenses com locais de prova. O gabarito oficial do Enem será divulgado até quarta-feira. A informação é do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
A PM (Polícia Militar) não registrou incidentes nos locais de prova no Estado. A PM disponibilizou 275 policiais para fazer escolta dos envelopes com os questionários e o policiamento no entorno das escolas. 
Neste domingo, os inscritos tiveram que responder 90 questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e a redação, em cinco horas e meia de prova. Este ano, o tema da redação foi "Movimento imigratório para o Brasil no século 21". A redação é corrigida por dois professores. Caso as notas sejam muito distintas, um terceiro avaliador corrige o texto.
O Ministério da Educação pretende divulgar o gabarito oficial dos dois dias de prova até a quarta-feira. Porém, a assessoria do órgão informou que a intenção é agilizar a divulgação dos dados na internet.

Ministério elimina estudantes que divulgaram imagens

O Ministério da Educação eliminou 66 candidatos em todo o país que divulgaram as imagens do cartão-resposta das provas na internet. As fotos foram publicadas em redes sociais. Este ano, o ministério endureceu as regras para os 5,7 milhões de candidatos inscritos no processo.
No sábado, 37 pessoas foram excluídas após vazar as imagens na internet. Domingo, foram registrados outros 28 casos. O ministério não informou se ocorreram incidentes nos 55 municípios catarinenses onde as provas foram realizadas.